Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Alunos de Pedagogia visitam a escola Rudolf Lanz

Alunos de Pedagogia visitam a escola Rudolf Lanz

Data do evento: 31/03/2017

Os alunos de Pedagogia da Faculdade Sudoeste Paulista realizaram visita técnica à escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Rudolf Lanz” na cidade de Avaré.

Sob orientação do Dr. Luis Henrique da Silva, responsável pelas disciplinas História da Educação e Gestão Educacional, a equipe foi recebida pela Coordenação Pedagógica, Srª Nely Franzolin, que abordou as características da gestão do espaço, da proposta pedagógica, além de esclarecer a origem da filosofia que deu forma à proposta “Waldorf” reconhecida pela ONU enquanto modelo de educação significativa para o Século XXI.

Após visitarem todos os espaços da unidade, reconhecendo in loco a proposta, alternativa, que considera a natureza enquanto parte indispensável ao pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, a equipe conheceu um pouco mais do cotidiano pedagógico da escola como o modelo de alfabetização adotado (a partir dos 7 anos), o papel das cores e dos desenhos enquanto ferramentas de compreensão dos conceitos que são trabalhados, além do trato com a alimentação orgânica partilhada, desenvolvida na própria unidade.

A equipe se surpreendeu com a possibilidade de pensar a escola sob uma nova perspectiva, já que na escola visitada, não existem “salas de aula” mas verdadeiras “casas”, principalmente na educação infantil, o que traz a todos os alunos, uma experiência inovadora e muito significativa de educação