Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Psicologia
FSP - Fale Conosco Fale Conosco
Você está na unidade da FSP:  
FSP - Facebook FSP - Twitter FSP - Youtube

Graduação

Psicologia

Interessado no curso?
INSCREVA-SE

Psicologia

Depoimentos de ex-alunosDepoimentos de ex-alunos que já fizeram este curso

Sobre o Curso


A Profissão

O Psicólogo estuda a estrutura psíquica e os mecanismos de comportamento dos seres humanos. Suas funções consistem em: elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa das características psicológicas dos indivíduos; realizar recrutamento, seleção e orientação profissional; realizar estudos e aplicações práticas no campo da educação (creches e escolas); realizar trabalhos em clínicas psicológicas, hospitais, ambulatórios, postos de saúde, núcleos e centros de atenção psicossocial, centros comunitários e equipamentos de assistência social. As intervenções ocorrem de forma individual e/ou grupal com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Promove a saúde na prevenção, tratamento e reabilitação de distúrbios psíquicos, estudando características individuais e aplicando técnicas adequadas para restabelecer os padrões saudáveis de comportamento e relacionamento humano.

Atua no campo educacional, estudando a importância da motivação na aprendizagem, novos métodos de ensino e treinamento a fim de contribuir para o estabelecimento de currículos escolares e técnicas de ensino adequadas e necessárias ao professor.

O Psicólogo se faz presente também na área jurídica, no sistema penitenciário, em associações esportivas, comunidades e núcleos rurais.

O Psicólogo formula hipóteses e as comprova através de experimentos, observando a realidade e faz pesquisas para obter elementos relevantes ao estudo dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal.

Analisa a influência dos fatores hereditários, ambientais e psicossociais e de outras espécies que atuam sobre o indivíduo, elaborando psicodiagnóstico e outros métodos de verificação, para orientar-se no tratamento psicológico de distúrbios comportamentais e de personalidade.

O Profissional

O profissional de Psicologia se compromete com o desenvolvimento da Psicologia como ciência, de forma a buscar capacitação continuada e deve apresentar disposição de assumir compromissos de superação dos problemas sociais e humanos da nossa realidade, bem como habilidade para o trabalho em equipes multidisciplinares.

O Psicólogo deve ser capaz de utilizar conhecimentos nos diferentes contextos que demandam análise, avaliação, prevenção, intervenção e promoção da qualidade de vida. O Curso de Psicologia da Faculdade Sudoeste Paulista pretende formar um Psicólogo que tenha as seguintes competências:

- Identificar as raízes históricas e epistemológicas das diferentes correntes da Psicologia;

-Compreender os mecanismos conceituais que possibilitam à Psicologia intervir no contexto da cidadania, da responsabilidade social e da ética;

- Relacionar teoria e prática, percebendo-as como indissociáveis;

- Assumir eticamente o compromisso de usar o seu conhecimento para contribuir na transformação da realidade;

- Compreender os diferentes níveis de intervenção profissional e atuar adequadamente no campo de trabalho;

- Intervir em processos grupais em diferentes contextos;

- Comprometer-se com o desenvolvimento de estratégias de atuação social e comunitária;

- Atuar no seu campo de intervenção em nível primário, secundário e terciário;

- Trabalhar em equipes interdisciplinares, dimensionando sua atuação profissional na relação com outros campos de atuação que, com a Psicologia, mantenham interface;

- Desenvolver pesquisas no seu campo de atuação, integrando o conhecimento prático-teórico;

- Desenvolver mecanismos para avaliar, rever e reformular teorias e pressupostos conceituais, ampliando a compreensão e sistematização das teorias, métodos e técnicas da Psicologia;

- Elaborar e utilizar procedimentos e instrumentos apropriados de investigação para análise e tratamento de dados de diferentes naturezas.

Objetivos Geral

O curso tem por objetivo geral a construção e desenvolvimento do conhecimento nas áreas relativas à Psicologia, em nível clínico e educacional, visando à formação de profissionais qualificados, aptos a atuarem com competências de natureza técnico-instrumental no desenvolvimento e na organização de novos empreendimentos e ações voltadas para a saúde mental, compromissados com a cidadania e respaldados em procedimentos éticos.

Objetivos Específicos

 - Promover ensino interdisciplinar, embasado por múltiplos referenciais, que visem propiciar aos alunos sólidos conhecimentos técnicos,capacitando-os para a prática clínica e escolar;

-  Sensibilizar para a necessidade de aprimoramento contínuo, para estarem conscientes de suas responsabilidades e de seu papel como Psicólogos;

- Desenvolver ações que possibilitem ao aluno atuar de forma ética, por meio da reflexão ao longo do curso, sobre o compromisso social do psicólogo, bem como realizar e intervir por meio de diagnóstico e avaliação de processos psicológicos na esfera individual, em grupo e em organizações;

- Construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia como ciência e profissão;

- Formar o profissional capacitado para a reflexão e o uso de teorias e técnicas psicológicas nos âmbitos de enquadre das mesmas;

- Assegurar a aplicação de procedimentos técnicos em Psicologia, amparados na interpretação biopsicossocial dos indivíduos envolvidos;

- Definir, delimitar e compreender o papel do Psicólogo nos diferentes âmbitos da atuação profissional;

- Formar profissional capacitado para:

- Compreender os múltiplos referenciais na busca da apreensão da amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com fenômenos biológicos, culturais e sociais;

- Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, promovendo e desenvolvendo nas pessoas o seu potencial para a melhoria da qualidade de vida necessária para o adequado funcionamento psíquico.

Clínica Escola de Psicologia

O curso de Psicologia da Faculdade Sudoeste Paulista (FSP-Avaré/SP), respaldado em procedimentos éticos e em constante compromisso com a cidadania, visa à formação de profissionais qualificados, que contribuam para o avanço da ciência psicológica e respondam às demandas da sociedade. Para reunir e coordenar as atividades obrigatórias de estágio dos alunos, a Clínica Escola de Psicologia foi criada como uma Unidade Auxiliar da Instituição, cujo serviço está voltado ao atendimento das diferentes necessidades de saúde mental da comunidade onde está inserida.

Dessa forma, a Clínica-Escola de Psicologia da FSP visa a viabilizar condições materiais, de pessoal e de serviços para o desenvolvimento de atividades de formação dos alunos do Curso de Psicologia, criando condições para a articulação das ações da Clínica-Escola com outras instituições, buscando o desenvolvimento de projetos em parceria.

Atendimento à comunidade externa

 1 - Atendimentos clínicos

Os interessados em atendimentos clínicos podem dirigir-se à Clínica-Escola e se inscreverem para os atendimentos gratuitamente. Após se inscreverem, cada pessoa passa por um processo de triagem inicial (entrevistas), realizado por estagiários com acompanhamento de um(a) professor(a) e psicólogo(a) da equipe técnica da Clínica-Escola. A triagem tem o objetivo de direcionar o interessado para a área de atendimento mais adequada.

Após o posicionamento dos professores supervisores quanto às possibilidades de atendimento, os clientes que serão prontamente atendidos são chamados a comparecer. Entretanto, se por algum motivo não houver previsão imediata de atendimento, os clientes serão informados pela coordenação da Clínica-Escola para que possam buscar outros recursos da comunidade.

 2- Atendimento a Escolas, Organizações, Instituições de Saúde e Centros Comunitários

A Clínica-Escola mantém convênio com algumas instituições e tem buscado novas parcerias a fim de oferecer experiência aos estagiários em diferentes áreas de atuação, como escolas, instituições de saúde, instituições de assistência social, hospital, empresas, centros comunitários, asilos, entre outras.

Atendimento para a Comunidade Interna

3 - Atendimento psicológico para alunos da Faculdade Sudoeste Paulista–Campus de Avaré

A Clínica-Escola está desenvolvendo o projeto de Apoio Psicopedagógico e Orientação Profissional para os alunos da faculdade, auxiliando-os nas dificuldades advindas da vivência acadêmica, envolvendo questões relacionadas aos estudos e às relações sociais.

 

 

 

 

Informações do Curso

Área
Ciências Humanas

Formação Profissional
Psicólogo

Duração
10 semestres


Unidades

Unidade de Avaré - SP|M|T|N
M - Manhã | T - Tarde | N - Noite
Ver todas as unidades da FSP


     Unidade de Avaré - SP

     David Marconi Polonio
     psicologia.avare@fsp.edu.br


Visualizar Grade Curricular do Curso

Compartilhe!

FSP

Graduação
Pós-Graduação
Eventos
FSP Notícias
Depoimentos
Vídeo Institucional

Institucional

Sobre a FSP
Missão
Estrutura
Corpo Dirigente
CPA
MEC

Contato

Unidades da FSP
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Ouvidoria
Deixe seu depoimento

Vestibular

Informações
Editais
Inscrições Online

Serviços

Biblioteca Online
Portal do Aluno
Webmail

Bolsas de Estudo

Fies
Prouni
Escola da Família

Copyright © 2013 Faculdade Sudoeste Paulista. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CIASYNC Tecnologia