Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Odontologia

Odontologia

A Profissão/Profissional

A Odontologia é uma ciência que estuda o sistema estomatognático (face, pescoço e cavidade oral, incluindo ossos, musculatura, articulações, dentes e tecidos) objetivando a saúde bucal plena dos indivíduos. Para tal, faz uso de medidas preventivas, curativas e reabilitadoras diagnosticando também as doenças bucais e as sistêmicas que apresentam manifestações na boca. O profissional da área é chamado de cirurgião-dentista, odontólogo ou, mais popularmente dentista.

O Curso

A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas e humanas, como anatomia, patologia, metodologia, parasitologia, psicologia aplicada, sociologia, comunicação, fisiologia, histologia, microbiologia, saúde coletiva, imunologia e bioquímica além de outras. Dentre as matérias específicas, encontram-se radiologia, materiais dentários, anestesiologia, dentística, legislação e ética, endodontia, periodontia, cirurgia, prótese, odontopediatria e ortodontia.

As aulas práticas tem início desde o primeiro semestre do curso com a utilização dos laboratórios e a partir do segundo ano iniciam-se as práticas com a utilização de manequins odontológicos. O curso dura 5 anos e é obrigatória a apresentação do trabalho de conclusão de curso ao final do mesmo.

Objetivos

Dentre os objetivos do curso, enquadram-se a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas com o ser humano, respeitando os princípios éticos e legais inerentes ao exercício profissional. Também oferecer condições de elaboração de diagnóstico integral e, a partir daí, realizar todo o planejamento, buscando a resolução dos problemas apresentados.

Resumidamente, busca-se desenvolver no futuro profissional a capacidade de realizar planos de tratamento compatíveis com a realidade cultural, social e econômica do paciente, respeitando, ao mesmo tempo, seus anseios e seu estado geral de saúde atuando multi, inter, intra e transdisciplinarmente na promoção de saúde com embasamento científico, de cidadania e de ética.

Áreas de atuação

Cirurgia e traumatologia: Diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças e/ou traumatismos dentário-faciais incluindo o estudo e a realização de cirurgias ortognáticas e de anomalias funcionais dento-faciais.

Dentística: propõe a reabilitação dentária integral, incluindo-se a integridade estrutural, estética e funcional. Incluem-se também nesta disciplina procedimentos preventivos, semiológicos, operatórios, terapêuticos e educacionais.

Endodontia: Conjunto de procedimentos que objetiva restabelecer a normalidade dos tecidos dentais ou manter a estrutura alveolar livre de inflamação e/ou infecção, sendo o tratamento de canal parte desse tratamento.

Implantodontia: Estudo que tem por objetivo a reposição de um ou mais elementos dentários na arcada, incluindo-se a realização de procedimentos cirúrgicos, protéticos e enxertos.

Odontologia Forense/Odontologia Legal: Objetiva a aplicação dos conhecimentos odontológicos na identificação e pesquisa de fenômenos físicos, químicos e biológicos que podem atingir (ou ter atingido) o homem (vivo, morto ou ossada). Inclui ainda a investigação de fragmentos ou vestígios que resultam em lesões no ser humano aderindo-se as áreas de Direito Trabalhista, Civil e Penal.

Odontopediatria e Odontohebiatria: Estudo dos aspectos psicológicos, físicos e biológicos da criança, principalmente no que se relaciona às técnicas mais apropriadas para o tratamento da mesma, englobando desde a erupção da dentição decídua, mista e permanente até o tratamento odontológico integral propriamente dito.

Odontogeriatria: Estudo das alterações anatomo-fisiológicas relacionadas com a idade.  Inclui-se também a preservação dentária e a manutenção da mastigação com a utilização de próteses.

Ortodontia: objetiva o restabelecimento da normalidade da oclusão dentária e busca o equilíbrio facial com a harmonização dos dentes, lábios e ossos maxilares.

Pacientes com necessidades especiais: Adequação de tratamento aqueles que necessitam de atenção diferenciada, dentre os quais: hipertensos, diabéticos, cardiopatas e portadores de distúrbios neurológicos.

Patologia Bucal: Estudo e diagnóstico precoce de doenças maxilo-mandibulares e correlatas, incluindo-se a identificação de transtornos de desenvolvimento dentário e das demais estruturas da boca.

Periodontia: Estudo dos aspectos histológicos e anatomo-fisiológicos das estruturas periodontais e as alterações patológicas relacionadas a esta. Inclui ainda à realização de diagnóstico, cirurgia e tratamento da doença periodontal.

Prótese: elaboração e confecção de próteses totais ou parciais, simples ou duplas, fixas ou removíveis, imediatas ou não. Engloba ainda a confecção de núcleos e coroas, devolvendo a capacidade de mastigação para o paciente.

Radiologia/Imagenologia: Confecção de exames radiográficos (intra e extra-orais) e por imagem relacionados a odontologia.

Saúde Coletiva: Análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde. Levantamentos epidemiológicos e procedimentos voltados a comunidades escolares, dentre outras.

Mercado de trabalho

O mercado esteve saturado durante algum tempo, mas existem diferentes áreas no país, principalmente no Norte e no Nordeste, que oferecem excelentes oportunidades de trabalho, pois nestes locais existe carência de profissionais no atendimento à população local.

Além disto, o odontologista também pode trabalhar em clínicas e consultórios particulares, em instituições de saúde, no ensino superior e na saúde pública, incluindo-se ai a Estratégia Saúde da Família, sendo que desde 2010, o Ministério da Saúde editou uma portaria que dá direito a atendimento odontológico em hospitais públicos a pessoas com necessidades especiais.

Ciências da Saúde

Bacharelado