Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Nutrição

A profissão

A profissão de Nutrição é responsável por investigar e controlar a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista é o profissional legalmente habilitado para implementar a educação nutricional, no sentido de reeducar as pessoas a assumirem hábitos alimentares baseados no bom senso e no equilíbrio nutricional.  No mundo de hoje a preocupação com a qualidade de vida é cada vez maior, acompanhada de maior expectativa de vida, a nutrição é uma profissão do presente e do futuro.

Pensando nessa necessidade social, foi iniciado em 2017 o curso de nutrição na Faculdade Sudoeste Paulista- FSP.

O curso e objetivo

A FSP tem por objetivo formar um nutricionista com uma visão holística, humanista e crítica, para atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política e social.

Para alcançar isso, o curso de nutrição da FSP permite ao estudante o aprendizado integrado dos conteúdos curriculares, construindo sólidos conhecimentos gerais e específicos, que são constantemente aplicados em situações práticas ao longo da sua formação, visto que aulas práticas tem início desde o primeiro semestre do curso.

A duração do curso é de 4 anos e é obrigatória a apresentação do trabalho de conclusão de curso ao final do mesmo.

Áreas de atuação e mercado de trabalho

O mercado de atuação do nutricionista vem crescendo a cada ano e este profissional ganha cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população. As áreas de atuação são inúmeras, assim como os locais de trabalho, destacando:

• Área de Alimentação Coletiva, onde o nutricionista tem a competência de planejar, organizar, dirigir, supervisionar, avaliar os serviços de alimentação e nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), Alimentação Escolar, Alimentação do Trabalhador, em empresas prestadoras de serviço de Alimentação Coletiva - Refeição – Convênio e em empresas fornecedoras de cestas de alimentos e similares (Cesta Básica).
  • · Área de Nutrição Clínica, onde o profissional presta assistência dietética e promove educação nutricional a indivíduos em hospitais, clínicas em geral, instituições de longa permanência para idosos, SPA, Ambulatórios/consultórios e Atendimento domiciliar.
  • · Área de Saúde Coletiva, permite ao profissional trabalhar com Políticas e programas institucionais; Atenção básica em saúde e Vigilância em saúde.
  • · Área de Indústrias de Alimentos e Marketing na Área de Alimentação e Nutrição, possibilitando trabalhar com Desenvolvimento de produtos em indústria de alimentos e suplementos alimentares, cozinhas experimentais, agências de publicidade especializadas em Nutrição e alimentação, revistas comerciais.
  • · Área de Nutrição em Esportes, onde a assistência e educação nutricional é voltada para atletas e desportistas, e pode ser efetuada em clubes esportivos, academias e similares.
  • · Área de  Docência, onde o nutricionista fará ensino, Pesquisa e Extensão (Graduação e Pós-graduação); e Coordenação de cursos em universidades, faculdades, escolas técnicas.

Ciências da Saúde

Nutricionista