Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

A Profissão

Medicina Veterinária é a ciência que se dedica à prevenção e tratamento de doenças dos diferentes animais e forma Médicos Veterinários. Uma das profissões mais valorizadas e requisitadas atualmente, o Médico Veterinário é o profissional responsável pelo estudo e tratamento das doenças dos animais, podendo atuar diretamente no cuidado dos mesmos (cavalos, bovinos, caprinos, ovinos, suínos, animais silvestres, cães, gatos etc), prestando serviços a Fazendas, Haras, Matadouros, Frigoríficos, Laboratórios, Zoológicos, Hospitais, Clínicas, Pet Shops, entre outros locais, e em pesquisa científica, desenvolvendo vacinas e medicamentos para o bem estar dos animais e o controle de doenças como a brucelose, a tuberculose, a raiva, a leptospirose, entre outras, que podem contaminar o homem.

A carne, os ovos, o leite e derivados e até o peixe que você consome diariamente antes de chegarem à sua mesa, passam pela supervisão desse importante profissional. Também a evolução das pesquisas genéticas dos animais que servem de alimento para o homem como gado leiteiro, aves e gado de corte é papel dos veterinários. Recentemente, com a crescente conscientização das pessoas pela preservação animal, seu habitat e bem-estar, a profissão vem obtendo grande destaque no cenário mundial e, com isso, abrem-se novas perspectivas para o mercado de trabalho.

O Profissional

O Médico Veterinário formado na FSP, deverá estar apto, no seu âmbito profissional, a desenvolver ações voltadas à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental.  Deve ter uma com formação generalista, humanista,crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; Saneamento Ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Zootecnia, Produção e Reprodução Animal e Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente. Ter conhecimento dos Fatos Sociais, Culturais e Políticos da Economia e da Administração Agropecuária e Agroindustrial.Deve possuir capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas. O futuro do profissional está na tríade Veterinário para a saúde, Veterinário para o alimento e Veterinário para o planeta.

Objetivos

- Oferecer formação generalista em Medicina Veterinária, considerando as demandas regionais;

- Promover a formação do Médico Veterinário atentando para valores éticos e humanitários;

-  Estimular a reflexão e criação para fortalecer o processo crítico na formação em Medicina Veterinária;

Oferecer ensino voltado às novas tecnologias e inserido no processo de globalização;

- Estimular a interdisciplinaridade no Curso de Medicina Veterinária;

- Incentivar a participação dos egressos na vida acadêmica e nas periódicas análises e reformulações do projeto político- pedagógico do curso.

- Oferecer uma formação profissional generalista que abranja áreas da Saúde Animal, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Produção e Reprodução Animal e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal;

- Estimular o exercício da prática veterinária através de estágios curriculares e atividades extracurriculares;

- Incentivar a realização de eventos acadêmicos (palestras, cursos e semanas acadêmicas);

- Inserir tópicos de educação ambiental no ensino da Medicina Veterinária, especialmente nas áreas de exploração animal  e saúde pública.

- Promover um ensino básico adequado às demandas técnicas do ciclo profissionalizante;

- Formação de profissionais capazes de atuar com eficiência, prestando atendimento clínico-cirúrgico além de possuir conhecimento administrativo-econômico e ter conhecimento sobre a produção animal;

Ciências Agrárias

Médico Veterinário