Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Enfermagem

A Profissão

O Curso de Graduação em Enfermagem da FSP é baseado nos princípios da ética e pretende formar profissionais generalistas, humanizados, críticos e que atuem com responsabilidade e compromisso com a sociedade.

O conteúdo programático do curso aborda disciplinas das áreas: Biológicas, Sociais e de Enfermagem.

O aluno além das aulas teóricas, são levados à prática da profissão, através das aulas práticas no laboratório da faculdade e dos estágios curriculares em instituições clínicas, atenções básicas e unidades hospitalares. É importante salientar que o curso da FSP atende as diretrizes curriculares nacionais.

O Profissional

O Profissional Enfermeiro terá como compromisso atuar nos diferentes campos de trabalho, embasado em uma formação generalista. Deverá atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, cuidando de indivíduos, grupos e coletividade e abordando o processo saúde-doença.Também deverá assumir funções nos âmbitos assistênciais gerenciais, acadêmicos e científicos; ter uma visão crítica da realidade baseado nas características sociais, políticas e econômicas do país e participar do sistema de saúde, além de buscar sua constante atualização, aprimoramento e capacitação.

Objetivos

-Formar profissionais criativos e empreendedores, com espírito crítico, reflexivo, capazes de atender às reais necessidades e demandas de saúde da população;

- Formar profissionais que atuem em equipes multiprofissionais;

- Capacitar profissionais para analisar as questões prioritárias no contexto da saúde geral;

- Apresentar a mais estreita relação com os problemas de saúde da região;

- Ser sensível à necessidade e fragilidade do ser humano;

- Tornar-se sujeito do seu próprio processo educativo;

- Ser capaz de atuar no gerenciamento dos serviços de saúde e na comunidade de forma crítica e responsável.

Ciências da Saúde

Enfermeiro