Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Direito

A Profissão

O curso de Direito da Faculdade Sudoeste Paulista busca proporcionar capacitação para o exercício da profissão num mundo em constante mudança, com preparo para atuações tanto no setor público quanto no setor privado. Com uma crescente demanda por serviços judiciais e a consciência de uma realidade social contraditória, a profissão deve pautar-se na intermediação das demandas dos diferentes setores sociais de forma reflexiva sobre as condições políticas, contribuindo, assim, para a construção de uma ordem legal mais aberta e afinada com os diversos interesses existentes numa sociedade pluralista.

A profissão deverá ser aliada do operador do Direito no sentido de promover a capacidade deste em situar-se criticamente diante do sistema jurídico, pensando e observando a atividade que pratica sob uma perspectiva o mais que possível externa e tentando perceber o todo.

O Profissional

A Faculdade Sudoeste Paulista forma profissionais aptos para o exercício das diversas carreiras jurídicas, com sólida base teórica e ética, adquirida especialmente nas disciplinas ministradas com vistas à formação humanística. Conscientes das especificidades da sociedade em que vivem e de sua dinâmica, aliada ao senso ético-profissional e à responsabilidade social, esses profissionais contemplam valores nos quais compreendem-se o profissionalismo, a ética, o comprometimento e o exercício da democracia. Tal finalidade concretiza-se e viabiliza-se por meio dos objetivos, habilidades e pelo currículo pleno definido para o curso.

O profissional da área, portanto, deve atender às necessidades do mercado de trabalho, bem como estar atento às transformações socioeconômicas, tecnológicas e legais. Ainda precisa ter consciência do que significa o ser humano, isto é, o sujeito de direitos, refletindo sobre a sua organização e o modo como vive em sociedade. Daí a necessidade de uma sólida formação, com visão global lúcida, consciência aguçada e interpretação dos fatos sociais de forma consistente.

Constituem-se habilidades essenciais do profissional de Direito a leitura, a compreensão e elaboração de textos dentro das normas técnico-jurídicas, a interpretação e consequente aplicação do Direito, a atuação técnico-jurídica adequada em diferentes instâncias, a argumentação e persuasão embasadas em reflexões críticas, o domínio de tecnologias e métodos para a compreensão jurídica, e, por fim, as atividades de pesquisa e utilização das leis, doutrina, jurisprudência e outras fontes do Direito.

O currículo do curso foi definido com base na promoção dessas habilidades e nas diversas áreas de atuação dos operadores do Direito, tais como: advocacia contenciosa e preventiva, consultoria jurídica anterior à tomada de decisões, educação universitária, diplomacia, fiscalização e cargos públicos de Delegado de Polícia Estadual ou Federal, Magistrado na Justiça Comum ou Federal, Defensor Público, Procurador do Estado ou da República, Promotor de Justiça.

O operador do Direito, como agente essencial da aplicação e criação das ciências jurídicas, não pode ser mero repetidor, mas um agente de transformação técnica, a fim de que a sociedade não fique à mercê dos autoritarismos, dos abusos de poder, das desobediências à legalidade, da banalização da violência e da morte. Este profissional há de ter uma ação transformadora dessas práticas ancestrais, promovendo a justiça e a ordem pública.

Objetivos gerais

Dotar os egressos de conhecimentos que os habilitem ao exercício inerente aos operadores do Direito, pautados no ideal de Justiça, num contexto social em processo de constante transformação da ordem sociopolítica e técnico-jurídica, tendo sempre em conta a realidade, tanto no contexto da região de Avaré, quanto nos âmbitos nacional e internacional, com grande sensibilidade às mudanças globais.

Objetivos específicos

- Dotar os seus egressos de uma formação jurídica que os habilite a constatar e atender às necessidades e demandas regionais por meio de uma proposta de ensino interdisciplinar, com a efetiva colaboração entre as disciplinas e setores heterogêneos, pelas interações e mecanismos comuns, partindo-se da premissa de que o Direito é um fenômeno fundamentalmente conectado e interligado com outros fenômenos sócio-econômico-político-culturais, visando sempre o aprimoramento da ordem jurídica.

- Buscar o desenvolvimento de habilidades práticas a partir da integração de conceitos e teorias das diversas disciplinas fornecendo aos alunos uma visão global do Direito, promovendo o aprimoramento de técnicas forenses.

- Promover, por meio da pesquisa, a produção do conhecimento, possibilitando o avanço além de seu tempo e espaço, criando, desta forma, condições para os progressos teóricos e tecnológicos, imprescindíveis às transformações jurídico-sociais da comunidade.

- Mediante lições das disciplinas propedêuticas, possibilitar a formação humanista, de forma a criar condições concretas para o desenvolvimento de uma atuação profissional pautada pelo caráter social de seu trabalho.

Ciências Sociais Aplicadas

Bacharel em Direito