Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

O Profissional

O arquiteto e urbanista é o profissional responsável pelo projeto e organização dos espaços internos e externos das edificações e das cidades. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios e espaços urbanos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Ele faz o projeto, obedecendo aos regulamentos legais, e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em conta o terreno, insolação, uso do imóvel, a disposição dos móveis, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção pós-construção. Também considera os impactos ambientais que a construção pode causar. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Em arquitetura de interiores, faz o planejamento de reformas, determina a disposição dos móveis e define as cores que serão aplicadas nas paredes. Já o urbanista é responsável por planejar e organizar o crescimento de cidades e bairros.

A profissão de arquiteto e urbanista tem como objetivo buscar:

• a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos bem como a qualidade do ambiente construído e sua durabilidade,
  • o uso de tecnologia apropriada as necessidades sociais, econômicas, estéticas e culturais das comunidades,
  • o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído,
  • a valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio coletivo.

Dentre as habilidades e competências do arquiteto e urbanista que o curso irá desenvolver estão: projeto e execução de edificações, planos urbanísticos, paisagismo, design de interiores, restauro de patrimônio histórico e cultural e sistemas construtivos.

Curso

O currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro ano é mais teórico, com matérias como antropologia, fundamentos estéticos, matemática e história da arte e da arquitetura. Já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas, como desenho arquitetônico e construção de edifícios. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Sistemas estruturais, projetos de custos e conforto ambiental são outros conteúdos que compõem a grade curricular do curso.

A estrutura do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Sudoeste Paulista conta com o excelente quadro de docentes, além de espaços físicos adequados a necessidade do curso como: sala de pranchetas (tipo estúdio), laboratório de informática, biblioteca, dentre outros.

Qual a diferença entre arquitetura e urbanismo e engenharia civil?

A construção civil – construção de casas, prédios, edifícios comerciais etc. – é uma área comum de atuação dos dois profissionais. Tradicionalmente, enquanto o arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço (o tamanho de cada ambiente, a posição de portas e janelas, a localização dos pontos de iluminação etc.), o engenheiro civil implanta o projeto. Ele executa as obras estruturais, elétricas e hidráulicas, sendo o responsável pela análise do solo, pela definição do tipo de fundação e pelo cálculo do tamanho de colunas, vigas e lajes. E a grade curricular também apresenta diferenças. Na arquitetura, você terá uma ênfase maior em Artes e Humanidades, mas sem desprezar os conhecimentos ligados à Engenharia Civil, como cálculos e projetos estruturais, por exemplo. No curso de Engenharia Civil, a formação é mais forte em matemática e física.

O que você pode fazer

Arquitetura de interiores: Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis.

Edificação e construção: Projetar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Luminotécnica: Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

Paisagismo e ambiente: Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças.

Restauro de edifícios: Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo: Planejar uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o de zoneamento

Mercado de Trabalho

As cidades brasileiras têm uma grande demanda por habitação e infraestrutura, o que abre boas oportunidades para o profissional da área. Os principais empregadores são o setor público, construtoras e incorporadoras. A arquitetura de interiores é outro setor que absorve muitos profissionais, principalmente em cidades que exigem um laudo técnico antes da realização de reformas em apartamentos. Neste caso, o profissional planeja as mudanças que serão feitas e acompanha toda a execução do projeto. A preocupação com a melhor ocupação do espaço público vem fazendo com que muitas prefeituras revitalizem praças ou criem novos espaços urbanos, necessitando de arquitetos que cuidem da concepção do projeto e da execução da obra, inclusive do paisagismo.

Ciências Sociais Aplicadas

Arquiteto