Faculdade Sudoeste Paulista FSP: Agronomia

Agronomia

O Potencial no mercado

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, por conta do aumento da população, será necessário aumentar em 70% a produção mundial de alimentos nos próximos 30 anos.

Além de já apresentar uma importante participação na produção mundial de alimentos, o Brasil é o país com maior potencial de expansão de sua capacidade de produção no campo sem agredir o meio ambiente.

Dessa forma, a atividade agrícola deve ser realizada de forma adequada em toda a cadeia produtiva, isto é, não apenas dentro da propriedade, mas também fora dela, seja no setor de insumos, de armazenamento e de processamento dos produtos agrícolas, seja em outros serviços, como os de transportes e marketing, por exemplo.

Esta é uma de nossas principais vocações e nosso maior desafio:

A Profissão

O ENGENHEIRO AGRÔNOMO tem posição de destaque em todos os elos das cadeias produtivas ligadas ao Agribusiness (Agronegócios), sempre desenvolvendo e implantando técnicas que associem produtividade e o uso sustentável dos recursos naturais, tanto em empresas públicas quanto privadas, tanto no meio rural quanto em grandes centros.

O ENGENHEIRO AGRÔNOMO é o profissional  que pode e deve atuar nas áreas de perícia, ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal.

Áreas de atuação

O profissional da ENGENHARIA AGRONÔMICA tem ampla diversidade de atribuições. Dentre as principais, temos:

-Planejamento e gerenciamento da atividade agropecuária;

-Gestão e monitoramento de recursos naturais;

-Produção e utilização de insumos agrícolas (fertilizantes, corretivos, defensivos);

-Manejo de solos e de pastagens;

-Manejo de pragas;

-Engenharia rural e construções rurais;

-Mecanização, irrigação e drenagem;

-Melhoramento genético de plantas e animais;

-Produção, processamento e comercialização de grãos, frutas, hortaliças e ornamentais;

-Produção, seleção e reprodução de animais;

-Manejo e produção florestal, incluindo inventário florestal;

-Armazenamento, transporte e comercialização de produtos agropecuários;

-Tecnologia de produtos agroindustriais;

-Gestão e consultoria no agronegócio, inclusive na capacitação pessoas, crédito rural e projetos agropecuários.

O Curso

Um dos aspectos mais valorizados e interessantes de um curso de Engenharia Agronômica é que oferece ao aluno uma formação diversificada e ao mesmo tempo crítica das três grandes áreas do conhecimento: áreas das ciências exatas, biológicas e humanas. Essa riqueza na formação permite que o profissional da engenharia agronômica seja extremamente valorizado no mercado, atuando de forma dinâmica na transformação da economia e da sociedade, sempre de forma consciente, inovadora e ética.

O curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Sudoeste Paulista tem essa proposta e, para cumpri-la, busca os seguintes objetivos:

-Fortalecer a formação básica do futuro profissional, oferecendo fundamentos para disciplinas futuras e preparo para enfrentar os constantes desafios do mercado. As disciplinas do início do curso são essenciais na busca deste objetivo, tais como cálculo, estatística, física, química, bioquímica, genética, botânica, zoologia, fisiologia animal e vegetal.

-Apresentar as mais modernas técnicas de produção através das disciplinas profissionalizantes como produção vegetal e animal,  nutrição e adubação de plantas, manejo de pragas, agricultura de precisão, biotecnologia, processamento de produtos agropecuários, mecanização agrícola, irrigação e drenagem,  gestão agropecuária e extensão rural, além do manejo ambiental de propriedades rurais.

-Formar profissionais éticos, críticos,  proativos, com capacidade para atuar em equipes e para a tomada de decisão em cenários competitivos através de visitas técnicas, palestras, workshops, participação em pesquisas científicas, estágios e atividades de extensão, tanto em organizações privadas e públicas relacionadas ao agronegócio quanto na área modelo da Faculdade Sudoeste Paulista.

Ciências Agrárias

Bacharelado